Tags

, , , , , , , ,

Primeira-dama do Brasil é vice-presidente e Ponta Negra ganha calçada vermelha

Existem períodos que entraram para a história quando fatos muito graves aconteceram e, em alguns casos, estes são reconhecidos como históricos de imediato.

Um desses fatos, ocorrido no mês de outubro, e que colocou o período na história da humanidade, foi o ataque do Hamas ao território de Israel, no dia 7, tornando-o um mês inesquecível, até pela barbaridade do ato terrorista inesperado que matou mais de 200 pessoas indefesas e iniciou o conflito armado no Oriente.

Venezuela x Guiana

Mas a guerra de Israel não é fato isolado a inscrever outubro na história. Existem, por outro lado, as maquinações feitas por Nicolás Maduro, ditador da Venezuela, que está tentando criar narrativas que tirem a atenção do público venezuelano de seu desgoverno, ao promover uma guerra contra a República da Guiana.

Maduro defende a apropriação de boa parte do território da República da Guiana, a qual, conforme Maduro, se justifica historicamente.

Se no exterior a situação é complicada, no Brasil também há fatos que comprometem o desenvolvimento e crescimento da economia do país, assim como outros que pareceriam mais prosaicos se não fossem vendidos como verdades.

Meta zero no Brasil

É o caso, por exemplo, da afirmação do presidente da República ao declarar que dificilmente o déficit zero no orçamento federal será cumprido no ano de 2024.  O presidente desautoriza o ministro Fazenda, Fernando Haddad, e reconhece que não há esforço da administração pública federal para combater gastos excessivos, com isso, a meta estabelecida deixa de existir extraoficialmente.

No entanto, no Brasil, existem os acontecimentos prosaicos aos quais já me referi. Por exemplo: o presidente Lula da Silva se recolheu ao hospital Sírio-Libanês para, segundo sua assessoria, fazer uma operação delicada que envolveria inclusive a reconstituição do quadril, além de correção estética facial.

Muita saúde

De quadril novo e com o rosto remoçado, Lula da Silva deixou o hospital apenas dois dias após a intervenção cirúrgica. É muita saúde para quem tem mais de 70 anos ou, então, está fazendo de conta ter feito uma coisa, quando, na realidade, fez outra.

Vice-presidente é mulher

Ainda na esfera presidencial, outubro foi pródigo com a primeira-dama brasileira: o jornal francês Le Monde, edição de 31 de outubro, publicou matéria elogiando-a e, inclusive, dizendo que a mulher de Lula da Silva é a vice-presidente do Brasil. Estamos assim.

Ponta Negra vermelha

Calçada de pedras portuguesas foi pintada de vermelho – Foto: Divulgação/Secom PMM

No panorama local, Manaus teve um, digamos, incidente, que marcou o mês, período no qual na cidade completou 354 anos de existência. Assim é que a Prefeitura de Manaus pintou as pedras portuguesas que constituem o piso da Ponta Negra de vermelho para, conforme justificou, sinalizar pista para uso de ciclistas. A descaracterização do local consumiu recursos públicos e vai custar mais ainda, uma vez que a prefeitura vai remover a pintura fora de contexto.

Pois é, mas é dinheiro público…