Tags

, , , , ,

Os indicadores mensais do mercado de trabalho referentes ao último mês de setembro, divulgados nesta quarta-feira, 27, pela Carta Conjuntura editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), informam a expansão do setor em 24% com a criação de novas vagas.

Mercado de trabalho teve ganhos em setembro

Com base na Pnad Contínua, os dados veiculados dão conta da expansão da população ocupada, assim como crescimento da massa salarial. Conforme informações veiculadas, no comparativo entre setembro deste ano e o mesmo período de 2023, a população ocupada atingiu cerca de 104 milhões, com crescimento de 4,3%.

Em relação ao mês anterior – agosto – com 103,5 milhões (dessazonalizada) a alta foi de 0,9%. O documento do IPEA informa que a força de trabalho (PEA), teve expansão de 2,5% no período analisado, quando passou de 107,9 milhões para 110,6 milhões. Em relação a agosto de 2024, o crescimento foi de 0,4%.

Assim, a taxa de desocupação caiu de 7,6% para 5,9% entre setembro do ano passado e o mesmo mês deste ano. Ainda em conformidade com os dados divulgados pelo IPEA, a ocupação formal cresceu 4% no comparativo interanual, enquanto a informal chegou a 4,8%.

Por fim, a geração de empregos acumulada entre janeiro e setembro deste ano, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi de 2 milhões de novas vagas formais, com expansão de 24% em relação ao mesmo período de 2023, com 1,6 milhões de postos.